Quero estudar Museologia!

Quero cursar Museologia, o que devo fazer?

O curso de Bacharelado em Museologia da Universidade Federal de Sergipe, tem como principal processo de seleção o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) onde 50 vagas são oferecidas pela UFS uma vez por ano através do SISU (Sistema de Seleção Unificada).

A documentação necessária e local para a realização da pré-matrícula e/ou matrícula encontram-se no site do SISU, onde se é notificada a aprovação do aluno. Saiba mais!

Transferência Interna
Se você já é aluno da UFS e deseja mudar para o Curso de Museologia, se ligue nos editais de transferência interna.

Transferência Externa
Se você já é aluno de uma universidade e deseja transferir-se para a Museologia da UFS, entre em contato com o Departamento de Administração Acadêmica (DAA) na Pró-Reitoria de Graduação e informe-se sobre as datas dos editais de transferência externa.

Onde vou estudar?

No Campus de Laranjeiras, na cidade de Laranjeiras-SE, a 40 minutos de ônibus de Aracaju.
Localização e Contatos

Em qual horário acontecem as aulas?
O Bacharelado em Museologia é um curso matutino, as aulas ocorrem das 7h ás 13h.

Que disciplinas eu vou cursar?

Confira a Grade de disciplinas em PDF.

Saiba mais sobre as atividades do curso, conheça o Projeto Pedagógico.

O curso é legal mesmo? O que os estudantes pensam sobre?

Você poderia conversar com a galera do Centro Acadêmico de Museologia. Eles são os representantes dos alunos e podem falar sobre a experiência deles com o curso.

O que eu tenho a ver com Museologia?

- Gosto de coisas antigas... isso tem a ver com Museologia?
Muitas pessoas têm interesse por fotos, cartas, documentos e objetos antigos. A Museologia trabalha com esses e outros objetos como fontes de pesquisa, aprendendo a preservá-los para que durem mais, divulgando sua existência para grandes públicos através de exposições e educando o público para perceber como esses objetos podem também ser fontes de conhecimento. Então, estudar Museologia pode te ajudar a conhecer melhor as coisas antigas e relacioná-las com o nosso presente ajudando a construir, preservar e divulgar o patrimônio cultural.

- Tenho dúvida entre a Museologia e outros cursos... como decidir?
Muita gente tem interesse por estudar acontecimentos do passado, objetos antigos, documentos... tudo isso faz parte das discussões que a Museologia levanta sobre a relação entre as diferentes sociedades do passado e do presente e o que elas produzem. Portanto, festas, danças, culinária, roupas, objetos, arquitetura, contos, músicas... tudo isso pode ser estudado pela Museologia como parte do patrimônio cultural.

O que faz? Onde trabalha? Quanto ganha a (o) Museóloga (o)?

Saiba mais!

Como faço para ganhar uma bolsa?

A UFS possui uma série de auxílios e bolsas para estudantes, entre eles: atendimento psicológico, auxílio para participar de encontros científicos fora do Estado, auxílio para alimentação, residência universitária, creche, auxílio transporte, bolsa pra quem participa de atividade esportiva, bolsa pra quem participa de alguma atividade cultural (como grupos musicais, teatrais ou de dança), entre outros.

Saiba mais!

Posso fazer Intercâmbio no Exterior?

A Universidade Federal de Sergipe possui convênios de natureza científica-cultural com instituições de 9 (nove) países.

Saiba mais!

Já sou graduado. Posso cursar Museologia? (Portadores de Diploma)

A Universidade Federal de Sergipe disponibiliza as vagas ociosas para serem ocupadas por portadores de diploma. Uma vez por ano é lançado um edital listando a documentação necessária bem como os prazos e regras do processo seletivo.

Uma vez aprovado no processo seletivo, o aluno poderá solicitar aproveitamento de disciplinas cursadas na graduação anterior, antecipando assim a conclusão de seu curso. O pedido será analisado pelo Departamento para verificar sua equivalência à estrutura curricular; caso haja equivalência, a disciplina será aproveitada.

Confira o último edital lançado.