Profissão Museóloga (o)

Afinal, o que é Museologia?
Museologia é um campo do conhecimento que estuda as relações entre as sociedades e seu patrimônio cultural, relação esta que pode acontecer dentro ou fora de um museu, mas sempre articulando conhecimentos sobre conservação, documentação e exposição de coleções, bem como as formas de trabalhar esses conhecimentos junto a um público. Diferentes campos disciplinares como História, Arquitetura, Antropologia, Química, Ciência da Informação, Comunicação, História da Arte, Educação entre outras têm tentado dar respostas ao problema de como pesquisar, coletar e divulgar o patrimônio cultural. Como resposta a este feixe de problemas, a Museologia nasceu como campo transdisciplinar, articulando conceitos e métodos dessas várias áreas em busca de mobilizar sentidos, ideias e ações dos indivíduos e coletividades que visam empoderar-se do direito à autorrepresentação através de seu patrimônio cultural.

O que faz a (o) Museóloga (o)?
Segundo a Lei 7.287/1984, são atribuições do Museólogo:
- planejar, organizar, administrar, dirigir e supervisionar os museus, as exposições de caráter educativo e cultural, os serviços educativos e atividades culturais dos museus e de instituições afins;
- coletar, conservar, preservar e divulgar o acervo museológico;
- promover estudos e pesquisas sobre acervos museológicos;
- dirigir, chefiar e administrar os setores técnicos de museologia nas instituições governamentais (...);
- prestar serviços de consultoria e assessoria na área de Museologia;
- realizar perícias destinadas a apurar o valor histórico, artístico ou científico de bens museológicos, bem como sua autenticidade.

Onde a (o) Museóloga (o) trabalha?
Museus, centros culturais e outros espaços que trabalham com preservação, documentação, exposição e educação de públicos para o patrimônio cultural, tais como:
- zoológicos, aquários, oceanários, jardins botânicos e geoparques;
- Órgãos oficiais de preservação do patrimônio cultural como o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional - IPHAN, Instituto Brasileiro de Museus - IBRAM, Secretarias de Cultura de estados e municípios;
- Organizações não-governamentais como a Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura - UNESCO, associações de grupos indígenas, quilombolas, favelas, associações de bairros;
- A (o) Museóloga (o) pode também trabalhar na perspectiva do empreendedorismo, montar uma empresa e prestar serviços como: documentação de coleções privadas, montagem de exposições, elaboração de projetos para criação de novos museus, consultorias, treinamentos de educadores, desenvolvimento de softwares voltados para os profissionais ou públicos de museus etc.

Quanto a (o) Museóloga (o) ganha?
Veja abaixo alguns exemplos de remuneração que as (os) museólogas (os) recebem.

1) O Conselho Federal de Museologia, através de sua Resolução 01/2016 sugere os seguintes honorários para a prestação de serviços de um museólogo:

Experiência profissional

Custo/Hora: consultorias, pareceres e arbitragens

Diárias para serviços diversos (laudos, acompanhamento etc.)

Jornada de 20 horas semanais

Jornada de 30 horas semanais

Jornada de 40 horas semanais

Museólogo com até 3 anos de experiência profissional

R$ 2.142,00

R$ 2.770,00

R$ 3.448,00

Museólogo entre 4 e 8 anos de experiência profissional

R$ 3.571,00

R$ 4.617,00

R$ 5.748,00

Museólogo entre 8 e 16 anos de experiência profissional

R$ 4.281,00

R$ 6.424,00

R$ 8.566,00

Museólogo com mais de 16 anos de experiência profissional

R$ 5.152,00

R$ 7.707,00

R$ 10.272,00

Museólogo com Responsabilidade Técnica – MRT, adicionar ao valor acima, considerando o tempo de serviço.

20%

2) No concurso para Professor Efetivo com doutorado em Museologia na Universidade Federal de Minas Gerais, publicado no Diário Oficial da União em 2017, o salário informado para a carga horária de 40h é
Vencimento básico: R$ 4.446,51  +  Retribuição por Titulação (Doutorado): R$ 5.123,90  =  Remuneração: R$ 9.570,41.

3) No concurso para Museólogo (com Registro Profissional no COREM) realizado pela Prefeitura de Ilhéus-BA em 2016, o salário informado para a carga horária de 40h é: R$ 2.500,00.

4) No concurso de Técnico-Administrativo para a vaga de museólogo realizado pela Universidade Federal de Sergipe em 2014, o salário informado para a carga horária de 40h é: R$ 3.392,42

Quer saber mais sobre a formação em Museologia e a profissão de museóloga (o)? Confira esse programa da UFG TV!

Programa “Faz o Quê” sobre o Curso de Museologia da FCS/UFG - Parte I

Programa “Faz o Quê” sobre o Curso de Museologia da FCS/UFG - Parte II

Programa “Faz o Quê” sobre o Curso de Museologia da FCS/UFG - Parte III

Conheça também alguns documentos importantes para a prática profissional da (o) museóloga (o).

Código de Ética do Conselho Internacional de Museus - ICOM (em português)

Código de Ética Profissional do Museólogo do Conselho Federal de Museologia - COFEM

Lei N. 7.287/1984 - Dispõe sobre a Regulamentação da Profissão de Museólogo

Lei N. 11.904/2009 – Estatuto de Museus