Qua, 22 de novembro de 2017, 18:31

Graduação e empreendedorismo: palestrante aborda tema em Encontro
Evento foi comandado pelo premiado empreendedor Aluir Dias Purceno

Quais os caminhos que deve percorrer um estudante de graduação para empreender? O professor e empreendedor Aluir Dias Purceno trouxe sua experiência, na manhã desta quarta-feira, 22, para o IX Encontro de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (EIDTI), integrando a programação da 4ª Semana Acadêmico-Cultural (Semac), da Universidade Federal de Sergipe (UFS).

Fotos do evento

Programação do EIDTI

Programação da Semac

Aluir proferiu a palestra intitulada “Da graduação ao empreendedorismo: uma estratégia de atuação profissional”, no terceiro dia do encontro, que segue até a próxima sexta-feira, 24. O EIDTI tem o objetivo de capacitar discentes e docentes, além de avaliar e divulgar o desempenho dos alunos pesquisadores do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (PIBITI) da UFS e dos projetos de pesquisa nos quais eles estão inseridos.

O encontro é organizado pela Coordenação de Inovação e Transferência de Tecnologia (CINTTEC). Segundo a coordenadora, a professora Mairim Russo Serafini, a palestra da manhã desta quarta-feira busca abordar a multidisplinaridade, como elemento essencial para o empreendedorismo. “O próprio professor Aluir é farmacêutico, com mestrado em engenharia ambiental e doutorado em química, então ele mostra como é importante o conhecimento em várias áreas”, exemplifica.


Aluir Dias Purceno é professor e empreendedor premiado
Aluir Dias Purceno é professor e empreendedor premiado

Além de ter construído uma carreira acadêmica, Aluir Purceno se notabilizou pelo sucesso no mundo do empreendedorismo. Premiado mais de 30 vezes em competições de empreendedorismo no Brasil, EUA, Suécia e Turquia, ele foi também coordenador de empreendedorismo e incubação de empresas na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Criou também programas de ‘aceleração’ de startups (empresas iniciantes de tecnologia) no Brasil.

Em sua conferência, Aluir observou que as universidades, ao longo do tempo, mudaram a forma de ensinar. “Historicamente, a academia era muito mais generalista do que é hoje; de repente, passou a ser especialista e a noção de educação mudou”, explica o professor.

A especialidade, para ele, é um entrave para o empreendedorismo. “Quando você combina conhecimentos em áreas diferentes, nasce a inovação”, pontua Alair. “Porque você consegue combinar saberes diferentes e, assim, passa a ver diferente dos demais”, aposta.

Ao expor sua trajetória, Purceno orientou os estudantes presentes a não se limitarem a “encontrar um emprego” ao final da faculdade, mas a buscar construir suas carreiras tendo como objetivo um projeto de vida. “Se você acordar motivado a fazer o que você tem como trabalho, então você é feliz”, conclui.


A professora Mairim Russo Serafini é coordenadora do Cinttec, responsável pelo IX EIDTI
A professora Mairim Russo Serafini é coordenadora do Cinttec, responsável pelo IX EIDTI

Pibiti

O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (Pibiti) tem por objetivo estimular os jovens do ensino superior nas atividades, metodologias, conhecimentos e práticas próprias ao desenvolvimento tecnológico e processos de inovação. Na UFS, o Programa é administrado pela Cinttec.

Cinttec

A Coordenação de Inovação e Transferência de Tecnologia é a principal instância de execução da política institucional para a proteção e transferência de tecnologia da Propriedade Intelectual na UFS.

A Coordenação tem como uma de suas finalidades dar suporte aos pesquisadores da UFS no processo de patenteamento de inventos, produtos e processos gerados nas atividades de pesquisa e que possam ser transformados em benefício para a sociedade. A Coordenação objetiva ainda facilitar o acesso das instituições ao conhecimento gerado na UFS, passível de utilização, direta ou indireta, no processo produtivo, na gestão pública e em áreas afins.

Semac

Com o tema “Qualidade e desempenho acadêmico”, a 4ª Semac tem como objetivo integrar, articular e socializar a produção do conhecimento, o ensino, a extensão, a inovação, a arte e a cultura para, efetivamente, construir uma universidade solidária, ancorada na realidade social. A programação segue até a próxima sexta-feira, 24.

Marcilio Costa
comunica@ufs.br


Notícias UFS